• DAP7

Como as empresas devem agir em meio à crise?

Atualizado: Abr 1

O formato ideal para comunicar determinado conteúdo é imensamente influenciado por fatores decisivos, como: a quem se destina a mensagem e o que se pretende alcançar com determinado conteúdo, por exemplo. Tão importante quanto os itens anteriores, é o contexto em que esse processo de comunicação está inserido.


Antes de planejar é necessário analisar o território. A partir dessa observação, é possível filtrar o que é relevante comunicar nesse momento e o que deve ser evitado e deixado para quando a turbulência passar.

Em meio à crise atual, as empresas enfrentam o desafio de encontrar soluções: seja para fidelizar os seus consumidores, ou para fomentar os seus serviços, que tendem a ter um déficit neste momento.

No desespero de agir, muitas organizações realizam ações que podem ser vistas de forma negativa pelo consumidor, e a prioridade no cenário atual, é justamente de acolhimento e solidariedade.

As ações devem orbitar em torno de iniciativas de alto impacto social, que demonstrem apoio e soluções para quem necessita. É o momento de as empresas colocarem em prática os propósitos que pregam durante os dias em que não há crise. Isso conquista o cliente e torna a marca inesquecível para ele, se transforma em case e inspira a concorrência a agir de forma positiva também.

O que você e a sua marca estão fazendo de positivo para a sociedade?


Toda a construção de propósito de marca gira em torno desta pergunta, e sob forma de ações, você tem nesse momento a oportunidade de respondê-la!


O compromisso social é valorizado pelos consumidores, e todas as ações e atitudes que as empresas realizam, passam por um filtro de critérios dos consumidores. As pessoas estão cada vez mais influenciadoras, e as marcas adaptam-se à voz do consumidor.

Por equívoco ou negligência, as atitudes de uma empresa podem desmoralizar sua imagem, e resgatar a reputação em meio ao ambiente que já não está propício para crescimento, pode ser tarefa crucial.


A ocasião vai transformar as marcas em love brands, ou hate brands, e é o gestor que vai escolher qual título deseja alcançar. É preciso utilizar o poder de comunicação para conquistar ainda mais os consumidores, para reforçar a sua marca e para mostrar que os seus propósitos saem do papel, quando preciso.


Conte com um parceiro especialista em comunicação, planejamento estratégico e gestão de marcas. Conte com a equipe Dap7.


Entre em contato: (51) 3533-8530 / (51) 99374-2442

contato@dap7.com.br

Av Diário de Notícias, 400 sala 1009 - Edifício Diamond Tower, Cristal, Porto Alegre, RS CEP 90810-080

© 2020 por DAP7.